sexta-feira, 9 de outubro de 2020

OS MÓVEIS DO SR.PAULO LEOPARDI E A RUA CAPITÃO DAMÁSIO

Nosso amigo Paulo Roberto Leopardi publicou no Facebook a imagem de um documento relativo à compra de móveis de quarto feita por seu pai, Pedro Leopardi, que casou-se em 1943.

Os móveis foram adquiridos junto à "Fábrica de Móveis Antonio Martini", que ficava na Rua Marechal Deodoro da Fonseca 265, no centro de nossa cidade.

Em meados da década de 1930, constava como endereço da fábrica "Rua Capitão Damásio, 27"; esse era o nome antigo da Rua Marechal Deodoro da Fonseca. 

Os móveis compunham um "dormitório com 8 peças" - provavelmente cama, dois criados-mudos, dois guarda-roupas, uma cômoda e uma penteadeira com banqueta - meus pais tinham algo semelhante, e a banqueta está em nosso poder, como a dos pais de Paulo está com ele.  

Se corrigirmos o preço dos móveis pelo IGP, teríamos algo próximo a R$ 10 mil, contra os Cr$ 2.850 pagos originalmente. 

Uma dúvida: o que seriam os "móveis plaqueados", de que fala o recibo?

E uma curiosidade: o capitão (depois major) da Guarda Nacional Antônio Damásio dos Santos (foto ao lado) foi o primeiro jundiaiense nato a administrar a cidade, tendo sido intendente municipal (cargo equivalente ao de prefeito) entre 1896 e 1898, ano em que faleceu.

Em sua gestão foram contratados os primeiros médicos para a área de saúde pública e criado o corpo de fiscais do município. Na área de obras, abriu a Rua São Bento desde a Praça do Fórum até as oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. 

Seria interessante descobrirmos quais as razões que levaram à mudança do nome da rua que levava seu nome. Hoje há uma rua Capitão Damásio no Jardim Tamoio. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário