A geógrafa Fany Davidovich publicou na Revista Brasileira de Geografia, edição de outubro-dezembro de 1966, um extenso e detalhado artigo descrevendo nossa cidade.
Um trecho interessante relata que em 1947-1948, dois fatos importantes marcaram a vida da cidade
e passaram a orientar as formas de sua expansão espacial: a inauguração da via Anhanguera e a construção do viaduto sobre a linha férrea.
O espaço urbano ampliou-se: graças ao viaduto, desenvolveu-se o bairro da Ponte São João, até então quase isolado. Ali foram instaladas diversas indústrias e houve o conseqüente aumento de
moradias operárias principalmente - ela menciona inclusive a transferência do estádio do Paulista FC para a região.
Ela diz que partir de 1950 houve uma transformação sensível nos loteamentos, que buscaram ocupar as partes altas da cidade, destinando-as quase que exclusivamente à função residencial.
Significativamente, foi abandonado o nome de "vila" para esses loteamentos, substituído geralmente pelo
de "jardim". Citam-se
entre outros a Chácara Urbana, o Jardim do Lago, os Jardins Cica,
Messina e Bonfiglioli, resultantes de terrenos pertencentes à Cica, o Jardim Ana Maria, Jardim Brasil e Parque do Colégio.
É uma visão diferente de nossa Jundiaí; o artigo pode ser visto na íntegra aqui.
As fotos são do acervo do Prof Maurício Ferreira e mostram o Viaduto ainda em construção (1949) e a Via Anhanguera nos anos 1950; aparece a fábrica da Roca, à época ainda chamada Cidamar.
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