segunda-feira, 13 de julho de 2020

O NÚCLEO COLONIAL BARÃO DE JUNDIAHY


A implantação do Núcleo Colonial Barão de Jundiahy em 1887 marcou de forma profunda nossa cidade, não só pelo fato de trazer o progresso a uma vasta área de Jundiaí, mas também por ter trazido para cá inúmeras famílias que deram à nossa cidade suas características atuais; muitos membros dessas famílias foram ou são figuras proeminentes de nossa cidade - uma dessas  famílias é a Nalini, cuja casa no Núcleo ilustra este post.

Decorridos três anos da implantação do Núcleo, é significativo o que nos dizia o jornal "Cidade de Jundiahy", de 12 de outubro de 1890: "É fora de dúvida que um dos principais focos d'onde emana notável progresso para este municipio, é o núcleo colonial Barão de Jundiahy. . .  A cultura da uva tem alli merecido especial attenção dos colonos, e a safra deste ano promete ser abundantíssima, o que certamente se repetirá nos anos subsequentes, em vista do alargamento das plantações. O plantio de cereaes é da mesma maneira trabalhado com meticuloso zelo, esperando-se enorme colheita para o próximo anno". 

Em apenas três anos de trabalho  os colonos italianos já mostravam os resultados de seu esforço e trabalhos constantes, que dão frutos até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário