Em 1973, a Vulcabrás inaugurava seus novos escritórios.
A empresa foi fundada em São Paulo no ano de 1952, produzindo calçados de couro com sola de borracha vulcanizada - era o “752”, um ícone, que teve, entre outros, Paulo Maluf como garoto propaganda, como pode ser visto neste vídeo de 1989.
Pouco mais tarde, a fábrica foi transferida para nossa cidade, fabricando outros produtos, como botas de borracha e calçados de PVC.
No ano de 1973, a Vulcabrás ingressa no segmento de marcas esportivas internacionais, tornando-se nos anos seguintes licenciada para produção e comercialização exclusiva no Brasil de diversas marcas, tais como Adidas, Puma, Le Coq Sportif, Lotto, Reebok e outras; anteriormente, esses produtos eram importados.
Nos anos 1980, a empresa cresceu por meio da aquisição de outras fábricas do ramo, localizadas principalmente na cidade de Franca, um importante polo calçadista. Em 1988 os irmãos Pedro e Alexandre Grendene Bartele adquirem o controle da Vulcabrás; sua família já atuava na área.
Nos anos 1990, buscando reduzir custos utilizando mão de obra mais barata e aproveitar programas governamentais de incentivo, a empresa transfere suas operações industriais para o Nordeste, praticamente deixando Jundiaí. Essas medidas não foram suficientes para evitar sucessivas crises, que foram enfrentadas, principalmente, com grandes cortes de pessoal.
Na atualidade, ainda detendo um grande portfólio de marcas, a empresa parece estar em situação melhor.
Uma curiosidade na nota que anunciava a inauguração dos escritórios: Roberto Mangieri não era engenheiro, e sim advogado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário