Em sua edição de 28 de fevereiro de 1950 o jornal "O Estado de S. Paulo" noticiava a redução do efetivo dos bombeiros de Jundiaí.
A redução foi feita inesperadamente; além da redução do efetivo, foi também retirada da cidade a maior parte do equipamento.
Os bombeiros haviam chegado à nossa cidade em 1946, na gestão do então prefeito José Romeiro Pereira; parte dos custos era bancada pela Prefeitura, que para cobri-los criara uma taxa cobrada juntamente com os impostos municipais; fora também reservada uma área para construção de um quartel para os bombeiros.
O jornal dizia que se a redução fosse definitiva, a taxa também deveria ser reduzida à metade, pois se fora criada para cobrir os custos de um destacamento de 22 homens, "deixaria caldo" se a equipe fosse apenas de 9...
Vale lembrar que o efetivo inicial era de 12 homens, com duas viaturas; instalou-se inicialmente em um depósito da Prefeitura e mudou-se em 1953 para um prédio da Rua Zacarias de Góis, lá permanecendo até 14 de dezembro de 1971, data em que se instalou no endereço atual no bairro do Anhangabaú.
A foto abaixo, do acervo do Prof. Mauricio Ferreira, mostra o quartel da Rua Zacarias de Góis; aparece na foto o Sargento Peixoto, que comandou o destacamento durante muito tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário