domingo, 22 de janeiro de 2017

O HOTEL DO COMMERCIO, A PAULISTA E A YTUANA

O jornal Correio Paulistano publicou em sua edição de 3 de março de 1872, um anúncio do "Hotel do Commercio", em nossa cidade

Era um anúncio voltado aos viajantes que chegavam de S. Paulo por via ferroviária; o hotel era "a primeira casa subindo para a cidade", provavelmente na atual Rua Barão do Rio Branco, que até hoje é conhecida entre nós como a Rua da Estação.

Até há não muito tempo atrás, havia próximo ao local um prédio que serviu como hotel e também como sede do antigo GEVA - Ginásio Estadual de Vila Arens - não sabemos se se trata do mesmo prédio - a foto abaixo, do acervo do Prof. Maurício Ferreira, mostra foto do prédio logo após a instalação do GEVA (cerca de 1963). 



A locomotiva nº 1 da Paulista
O Hotel dizia ter carros para levar e trazer hospedes à Estação, animais para alugar e "trollis" para Campinas e Itu - não havia ferrovia para essas cidades; esse negócio deve ter sofrido um grande impacto logo depois do anúncio: em agosto de 1872 foi inaugurada a ligação ferroviária Jundiaí-Campinas. 

Logo depois, em novembro do mesmo ano, outro golpe no negócio: foi inaugurada a ferrovia de Jundiaí a Indaiatuba (à época chamada Pimenta); em 1873, a linha chegou a Itu - ao sair de nossa Estação, percorria o que hoje é a Av. União dos Ferroviários. A foto abaixo mostra a primeira locomotiva da Ituana (ou Ytuana, como se escrevia na época), hoje em exibição na cidade de Indaiatuba. 

Consta que a locomotiva estava exposta na cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos durante as comemorações do centenário de independência daquele país em 1876, onde foi comprada pelo imperador D. Pedro II. Na exposição do centenário, a locomotiva tinha o nome de “America”. Logo que chegou ao Brasil foi batizada de “D. Pedro II”, segundo o pesquisador Sérgio Mártire - ao que parece, D. Pedro II teria doado a locomotiva à Cia Ytuana, que 1892 foi absorvida pela Sorocabana.


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