quarta-feira, 12 de abril de 2017

VICENTE BRETERNITZ: UMA VIDA DEDICADA À FAMÍLIA, À CARIDADE E AO TRABALHO

Vicente Breternitz nasceu no dia 6 de agosto de 1891, em Campinas. Muito jovem, passou a fazer parte do quadro de funcionários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, tendo logo a seguir sido transferido para Rio Claro. Nessa cidade, casou-se com Eliza Travitsky – desse casamento nasceram sete filhos. 

No início dos anos 30, foi transferido para Jundiaí. Atuou no movimento sindical e de forma muito intensa, na área de assistência aos carentes, tendo sido um dos fundadores e primeiro Diretor Tesoureiro do Instituto Luis Braille e, durante muito tempo, Presidente do Lar Anália Franco (a mais antiga Instituição Assistencial de Jundiaí).

Presidiu também durante muitos anos, o Centro Espírita Fraternidade, tendo durante esse período  construído o prédio  do Albergue Noturno, que funcionava à rua Rangel Pestana; foi também Presidente dessa entidade. 

Em 1963, o Albergue estava sendo declarado de utilidade pública. Para isso, foi necessária a elaboração de um relatório apresentando a situação da entidade, então presidida por ele,  que assinou o relatório, o qual pode ser visto aqui. 
 
Note-se que nos anos 1929, ainda em Rio Claro, fora um dos dirigentes do Centro Espírita Fé e Caridade.

Faleceu em Campinas no dia 16 de agosto de 1982.

O Lar Anália Franco funcionou durante muito tempo em um casarão (foto abaixo) situado na esquina das ruas XV de Novembro e São Bento - nesse casarão residiu o também ferroviário e esportista Thomas Archibald Scott, de quem já falamos em outro post. 



a

Um comentário: