terça-feira, 14 de junho de 2022

AS NOVAS INSTALAÇÕES DA DELEGACIA EM 1939 E UM DELEGADO DE PRIMEIRA LINHA

A Delegacia de Polícia de nossa cidade funcionava no andar superior do prédio da Cadeia Pública, situado no Largo de São Bento, onde hoje foi construído o atual Fórum. É o prédio mais à direita na foto; do lado esquerdo, podemos ver o final da Rua Barão de Jundiaí – o fotógrafo está de costas para o Mosteiro de São Bento.
 
Em junho de 1939, a imprensa da capital noticiava que a Delegacia se mudara para novas instalações, à Rua Senador Fonseca. Fugindo ao padrão, a notícia dizia que as instalações eram boas, com mobiliário moderno e elegante.

A matéria informava que o delegado da cidade, Raymundo Álvaro de Menezes vinha tendo uma atuação excelente, tendo inclusive tomado a iniciativa de criar uma Guarda Noturna. 

De fato, o policial parecia ser muito dinâmico, tendo procurado reprimir a vadiagem, a cobrança de alguns preços extorsivos (era função da Polícia na ditadura Vargas) e, no Carnaval de 1939 montado um esquema de policiamento perfeito, com a participação do sub-delegado Joaquim Cardoso, do escrivão Armando Dainese, guardas noturnos e soldados do Exército.

Abaixo, um documento assinado pelo delegado. Trata-se da Certidão de Registro de Pilade Bassi, que nos foi enviada por Marcos Barce, seu neto. Esse documento era obrigatório para os estrangeiros que se radicavam em nosso país.


Nascido no Ceará, também um intelectual, o delegado foi jornalista e escritor, sendo o patrono de uma das cadeiras da Academia de Ciências, Letras e Artes dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário