segunda-feira, 17 de setembro de 2018

1937: ALGUNS JUNDIAIENSES ERAM CONTRÁRIOS À CRIAÇÃO DO GINÁSIO ESTADUAL

Em 1937 falava-se na instalação de um ginásio estadual em nossa cidade. 

Surpreendentemente, eram muitas as vozes contrárias à instalação da referida escola, como mostra o artigo ao lado, publicado na Folha da Manhã de 2 de abril de 1937. 

A matéria dizia que, como o município deveria concorrer com parte das despesas de instalação do ginásio,  as prioridades para investimento eram outras,  como abastecimento de água, construção de pontes,  calçamento de ruas, equipamento do Posto de Saúde e combate à febre amarela, que já era um problema naquela época, como dissemos em outro post. Além disso, dizia que era mais importante a instrução primária da população operária. 

Poderiam ser pontos de vista divergentes ou puro e simples elitismo. Mas uma carta escrita por Celso Guilherme da Silva Rocha (que à época tinha 27 anos), morador de nossa cidade, e publicada na mesma Folha da Manhã, mostrava existirem outros motivos, provavelmente de caráter pessoal. 

A carta, reproduzida ao lado, é extremamente agressiva, mesmo para os padrões atuais;  eram repetidos os argumentos acerca da necessidade de escolas primárias, mas atacava-se o diretor da Escola Profissional de nossa cidade, que era favorável ao Ginásio; a carta fazia menções não tão veladas acerca da sexualidade do mesmo. 

O fato é que só muitos anos depois tivemos os primeiros "ginásios" estaduais em nossa cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário