quarta-feira, 22 de maio de 2019

QUASE PERDEMOS O SOLAR DO BARÃO



Em 4 de maio de 1969, o jornal O Estado de S. Paulo trazia matéria acerca da desejada (por  alguns) demolição do Solar do Barão, edifício que hoje é motivo de orgulho para nossa cidade.

A matéria relatava que o então prefeito, Walmor Barbosa Martins era favorável à demolição, assim como os vereadores Reinaldo Basile e Jayro Maltoni, que pretendiam, após a remoção do prédio, que fosse aberta uma rua ligando as ruas Barão de Jundiaí e Rangel Pestana. Enquanto vereador, Walmor, propusera um projeto que autorizava a  demolição, mas que foi vetado pelo então prefeito Pedro Fávaro (é mais uma dívida que nossa cidade tem com Fávaro).

Mas não eram só os políticos: o Estado dizia que uma pesquisa feita pelo Jornal de Jundiaí entre a população, mostrava 2.431 favoráveis à demolição contra 172 contrários. 

A matéria do Estado dizia que como o Patrimônio Histórico, órgão estadual, propusera a manutenção do prédio, a palavra final seria do governador Abreu Sodré, que felizmente não permitiu a demolição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário