quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

O CORINTHIANS JUNDIAIENSE

O distintivo
Foi um dos primeiros clubes de nossa cidade, fundado em 16/09/1913. Sua sede ficava na área onde hoje está localizado o Colégio Divino Salvador;  esse local era  utilizado para bailes, jogos de salão, e outras atividades sociais - segundo o jornal "A Gazeta" de 21/02/1921 a sede era situada num "bello palacete de dois andares, está situada a sede social. É um dos melhores clubs sportivos que conhecemos. No primeiro andar há um bom salão para bailes, bilhares, bar, etc..No segundo andar estão as salas da diretoria, secretaria, pingpong e várias outras para jogos lícitos".

Nos primeiros anos   do século passado, possuía um estádio na área hoje ocupada pelas indústrias Dubar, nos altos de Vila Arens. Com capacidade para cerca de 10.000 espectadores, era enorme para os padrões da época, e nele se realizou a primeira partida entre o time jundiaiense e o SC Corinthians Paulista, no dia 05.09.1915. 

O  time da capital, campeão paulista de 1914   venceu por 5x0,  tendo contado nessa partida com Neco, um dos maiores ídolos dos primórdios do futebol brasileiro. Outras fontes dão essa data como 22.02.1921, quando o Corinthians jogou contra o CA. Ypiranga, perdendo por 5 x 1. Talvez essa última data refira-se à inauguração das arquibancadas.

Em realidade, o estádio pertencia à Cia. Tecelagem Japy, cujo presidente, Isaias Blumer, era fanático pelo clube. A empresa entrou em crise e foi obrigada em meados doas anos 1920 a vender o estádio, que acabou adquirido pela empresa Rappa & Cia. (Dubar) por 70 contos de réis. 

Nos anos 1950, o clube adquiriu um terreno e começou a construir outro estádio, tendo sido feita a terraplanagem e construído os muros - faltou fôlego, e a área ficou com a Associação Primavera de Esportes, que ali construiu seu estádio.

Os uniformes principal e secundário
O time jundiaiense enfrentou também o Paulistano, à época o principal clube do futebol paulista: em 17.04.1922, empatou em  2 x 2, com o lendário Friedenreich tendo feito os dois gols do Paulistano.  

Mas a maior glória do Corinthians Jundiaiense foi o  título do campeão do interior, obtido em 1920. Nessa época, o campeão do interior disputava a “Taça Competência” com o campeão paulista (o campeonato paulista era disputado apenas entre times da capital); a equipe de nossa cidade venceu o Palestra Itália (atual Palmeiras) por 3 x 1 mas não levou a taça:    a APEA (a federação da época) considerou a partida  “amistosa” devido à inclusão de Pedro Grané na equipe de Jundiaí e deu a taça ao Palestra.

Entre outras conquistas, o Corinthians foi foi o campeão juvenil de 1955, conforme mostra a foto abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário