terça-feira, 9 de abril de 2019

AS PORTEIRAS DA PAULISTA

Antes da construção do viaduto que liga o centro de Jundiaí ao Bairro da Ponte de São João, inaugurado em 24 de setembro de 1950, havia porteiras que se fechavam à aproximação dos trens da Paulista - a movimentação dessas porteiras era feita manualmente por funcionários da ferrovia. A foto ao lado mostra a porteira que ficava do lado do centro da cidade; o prédio era um armazém pertencente à família Rappa, que foi demolido para a construção do viaduto. 

Em 16 de abril de 1948, o jornal A Gazeta publicava uma matéria sugerindo que aquelas porteiras, que eram operadas manualmente recebessem motores, como forma de tornar sua movimentação mais rápida, desafogando o trânsito de veículos, que precisavam esperar seu fechamento e abertura quando da passagem de trens.

Em função da matéria, vereadores requereram ao  então Presidente da Câmara Municipal, Dr. Amadeu Ribeiro Jr. , que oficiasse à Administração da Paulista no sentido de que as porteiras fossem motorizadas:


Não sabemos se as porteiras foram motorizadas ou não - afinal certamente já se pensava na construção do viaduto.

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