terça-feira, 22 de março de 2016

BAIXARIA NA CÂMARA MUNICIPAL

Omair Zomignani
Na sessão da Câmara de 29 de janeiro de 1959, o então vereador, depois prefeito e deputado estadual Omair Zomignani (1926/2016), discursou  pedindo, de forma agressiva, a renúncia do prefeito Vasco Antônio Venchiarutti e do vereador José Poli.
Segundo Omair, a renúncia deveria ocorrer “para o bem de Jundiaí de seu povo”, em função da gravidade da situação administrativa da Prefeitura, decorrente de um regime de proteções e perseguições implantado por um grupo de funcionários graduados.
Omair citou nominalmente Idalina Pereira da Costa, chefe do setor de Dívida Ativa – ela era casada com o vereador do PTB Alberto da Costa (1904/1964), que presente à sessão ouviu calado o discurso, ao final do qual um filho do casal invadiu o plenário para agredir Omair, exigindo que esse confirmasse suas acusações. A “turma do deixa disso” impediu que a situação se agravasse, e com a chegada de elementos da Força Pública (hoje Polícia Militar) e da Guarda Municipal, a situação se normalizou.
Para dar prosseguimento aos trabalhos, o presidente da Câmara, vereador Lázaro de Almeida (o Arquimedes, farmacêutico em Vila Arens) pediu que a sala de sessões fosse evacuada, mas o vereador Alberto discordou, afirmando que gostaria de fazer a defesa de sua esposa publicamente, pois ela fora acusada com presença do público.
Alberto começou se discurso acusando  a maioria dos funcionários da Prefeitura de serem “vagabundos”, que “passavam os dias em botequins”. Omair reagiu a essas afirmações de maneira agressiva, o que levou o Presidente a encerrar a sessão, para evitar que este e Alberto se agredissem...
Omair era advogado e comerciante e sucedeu a Vasco como prefeito para o período 1960/1963, tendo também sido eleito pelo PTB. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Conde do Parnaíba. Foi estudar em São Paulo, onde fez os antigos cursos ginasial e científico nos renomados colégios   Dante Alighieri,   Paulistano e   Ateneu. Fez seus estudos superiores na  Faculdade de Direito do Rio de Janeiro.
Alberto da Costa, nascido no Rio de Janeiro, ao perder a mãe ainda criança, veio viver em nossa cidade com seus tios. Vereador por 16 anos, foi funcionário da Cia. Paulista durante praticamente toda sua vida e pertencia aos Vicentinos, tendo, nessa qualidade trabalhado muito pela implantação da Cidade Vicentina, à época chamada “Vila dos Pobres”. Era formado em Contabilidade pelo então Ginásio Rosa.
Os fatos foram relatados pelo jornal Folha da Manhã, de São Paulo, em sua edição do dia seguinte, 30 de janeiro de 1959.

Nenhum comentário:

Postar um comentário