quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

ALGUMAS RUAS E BAIRRO DE JUNDIAÍ MUDARAM DE NOME

Como acontece até hoje, no período de setembro de 1885 a fevereiro de 1891 a Câmara Municipal mudou os nomes de algumas ruas de nossa cidade.

Dentre essas mudanças destacam-se: 

- de Príncipe do Grão-Pará para Adolpho Gordo (hoje, Zacarias de Góes)

- de Rosário para Francisco Glycério - mais tarde voltou ao nome anterior

- de Travessa Imperial para Dr. Bernardino de Campos

- de Travessa Municipal para Siqueira Moraes.

Também foi mudado  o nome do bairro   Pito Aceso para Vila Arens - a foto abaixo mostra uma vista antiga do bairro, provavelmente dos anos 1930/1940.


sábado, 21 de dezembro de 2024

EM 1953 OS ALUNOS DA EE PAULO MENDES SILVA JÁ PUBLICAVAM UM JORNAL


O Professor Paulo Mendes Silva cursou a Escola Normal de Campinas e foi diretor de um Grupo Escolar antigamente situado na Rua General Carneiro, em Vila Arens e atualmente na Avenida Fernando Arens, na Vila Progresso.

O Professor Paulo nasceu em 1894 e faleceu em 1948; além da dedicação aos seus alunos, teve participação importante em inúmeras organizações de nossa cidade, dentre elas Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, Comissão Municipal de Bibliotecas e Museus, Centro Cívico Jundiaiense e Tiro de Guerra 132.

Os alunos da escola que dirigiu, hoje chamada Escola Estadual Paulo Mendes Silva, já em 1953 publicavam um jornal chamado "Imprensa Infantil", algo que na atualidade é muito difícil fazer - a imagem abaixo, mostra o alto da primeira página da edição nº 2 do jornal:




 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

DO JORNAL DE 2ª E DO GABINETE DE LEITURA, SÓ RESTAM SAUDADES...

Durante algum tempo circulou em Jundiaí o semanário "Jornal de 2ª.

Em sua edição referente ao período de 16 a 22 de fevereiro de 1976, o periódico publicou uma relação dos livros mais lidos pelos sócios do saudoso Gabinete de Leitura Rui Barbosa no mês de janeiro daquele ano.  

Dentre esses, alguns que fizeram grande sucesso também no cinema, como Tubarão, Assassinato no Expresso Oriente e  Inferno na Torre.

A matéria falava também de aquisições de livros, condições para associação ao Gabinete etc. 

Hoje, do Gabinete e do Jornal de 2ª só restam saudades...