sexta-feira, 2 de agosto de 2019

UMA IGREJA NO MEIO DA RUA

O Professor Maurício Ferreira, através de sua excelente página no Facebook,  traz fotos e  um texto de Wilson Ricardo Mingorance, que nos ensinam um pouco acerca da igreja de Nossa Senhora dos Pretos ou  de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que  foi demolida em 1922 para prolongar a Rua do Rosário e que aparece acima em foto de 1919.

Poucos conhecem a história desse patrimônio e não há certeza sobre a data de sua fundação, porém em uma das pesquisas feitas por João Borin nas “Cartas de Datas de Chãos e Quintais” (documento de 1657), há a citação sobre um eventual “lote reservado para a Casa de Misericórdia”,  uma capela para a entidade que cuidava de pobres e doentes. 

A capela, provavelmente o templo mais antigo de nossa cidade, situava-se no  Largo do Pelourinho, depois Largo do Rosário e atual Praça Ruy Barbosa e se tornou a igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (ou dos Pretos),  e ocupava o espaço do atual Gabinete de Leitura e o leito da Rua do Rosário, conforme assinalado em vermelho na foto acima.

A igreja era construída em taipa de pilão, coberta com telhas de barro e  piso de madeira. Na época em que não havia cemitérios em Jundiaí, os enterramentos eram feitos no interior da Igreja.. 

Na década de 1920 na gestão do prefeito Olavo de Queiroz Guimarães, foram realizadas inúmeras obras no centro, uma delas o prolongamento da Rua do Rosário, para o qual foi necessária a demolição da igreja, dando origem à atual Rua Major Sucupira; a foto ao lado mostra a Rua do Rosário terminando defronte à igreja.

No dia 15 de junho de 1922 foi expedido um aviso para o translado dos corpos enterrados no interior da Igreja para o cemitério e no dia 22 de agosto foi iniciada a demolição da igreja. 

Hoje, poucos dos que passam por aquele trecho sabem que um dia ali entre o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa e o atual estacionamento, situado no terreno anteriormente ocupado pelo quartel do Exército, havia uma igreja.

No lado direito da foto mostrada no início deste post, aparece um prédio ocupado pelo Gymnasio Hydecroft, uma escola que existiu em nossa cidade e de que falamos em outro post; esse prédio parece que foi aproveitado quando da construção do quartel - talvez seja o bloco à esquerda do portão na foto acima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário