sábado, 2 de novembro de 2024

TONINHO PELLICIARI: UM GRANDE MÚSICO JUNDAIENSE

Antonio Francisco Paschoal Pellicciari, também conhecido como Toninho Pellicciari, nasceu em Jundiaí em 1936.

Estudou música na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde se formou na década de 50.

Nessa época, já atuava como pianista na Rádio Difusora Jundiaiense, acompanhando os cantores que lá se apresentavam. Ainda em 1950, tornou-se integrante da orquestra City Swing, e em 1952, foi para a TV Tupi - foi o primeiro músico contratado pela emissora.

Também nessa década, formou o seu primeiro conjunto musical, com o qual passou a se apresentar nas principais casas noturnas de São Paulo.

Ao longo de sua carreira, Toninho Pellicciari acompanhou, ao piano, vários cantores de renome internacional, como o americano Billy Ekstine, o chileno Lucho Gatica e os brasileiros Vicente Celestino, Dalva de Oliveira, Orlando Silva, Maysa, Jair Rodrigues e Elis Regina, entre outros.

Teve presença marcante em programas de destaque no rádio e na TV, como o "Côrte Rayol Show", comandado por Renato Côrte Real e Agnaldo Rayol e "Um Piano Dentro da Noite", dirigido por Fábbio Perez - a foto ao lado mostra Toninho e Fabbio.

Foi professor de piano e teclado, além de ter organizado corais.

Depois de aposentar-se, no início da década de 80, Toninho Pellicciari passou a viver em Caraguatatuba, onde faleceu no ano 2000, tendo sido sepultado no Cemitério Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí - uma rua do bairro Portal do Paraíso leva seu nome.

A foto abaixo mostra Toninho, ao piano, tocando na famosa casa noturna Mil e Uma Noites, no ano de 1953. 


Toninho Pellicciari também gravou um disco - uma das faixas pode ser ouvida no YouTube - https://www.youtube.com/watch?v=V68yqZzu-ys.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário