sexta-feira, 27 de outubro de 2017

A COMPANHIA CERÂMICA JUNDIAHYENSE E O POLYTHEAMA EM 1937

A Companhia Cerâmica Jundiahyense foi fundada nos anos 1920, tendo sido  pioneira na fabricação de louça sanitária no Brasil; foi adquirida pelo grupo Itau em 1968, fabricando produtos que levam a marca Deca. A Folha da Manhã de 24 de janeiro de 1937 publicou anúncio da empresa, apresentando seus produtos: "bacias de W. C.", lavatórios, "bidets" e "mictórios". 

A fábrica situava-se no bairro da Ponte de São João, em área hoje ocupada por edifícios residenciais - a foto que ilustra o anúncio foi feita mostrando a fábrica e os altos da hoje Avenida dos Imigrantes. A foto acima foi tomada no sentido contrário, mostrando o bairro de Vila Arens e parte do Centro da cidade.

Naquela data, o jornal apresentava, em algumas páginas, notícias e anúncios de nossa cidade - dentre esses, o do Theatro Polytheama, que à época funcionava também como cinema e era anunciado como "o maior e mais confortável do interior"; no dia os jundiaienses puderam assistir "Amor e ódio na floresta", um "film inteiramente colorido" -  em "technicolor", foi produzido em 1936, tendo sido um dos primeiros filmes coloridos; mostrava a história de duas famílias rivais que viviam em fazendas vizinhas e que se envolveram na construção de uma ferrovia e em casos de amor.

O cinema e a cerâmica são temas diferentes, mas podem nos dar uma ideia acerca de como era a cidade naquela época.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário